Conhecendo a realidade…

O projeto proposto para o trabalho de conclusão de curso é uma grande reportagem televisa que faz um retrato das pessoas em situação de rua em Salvador. O objetivo principal deste trabalho é trazer à tona uma realidade muitas vezes esquecida sobre pessoas que vivem à margem da sociedade. Além de nos tornar aptos a iniciar uma carreira jornalística profissional.

Outro objetivo é dar nossa contribuição ao fato de alertar a sociedade para a necessidade de melhoria da condição de vida destas pessoas e da carência de políticas públicas que as norteiam.

São diversos os motivos que levam pessoas à uma situação de rua. É importante frisar que ao nos referimos a pessoas ‘em situação de rua’ é para destacar que não caracterizamos o morador de rua como uma condição duradoura e sim em uma qualidade momentânea.

A principal razão das pessoas irem parar nesta situação, se deve a algum tipo de conflito dentro de um ambiente familiar fragilizado. Uso de drogas e álcool também são motivos que imperam. A falta de políticas públicas que ofereçam educação, saúde e lazer à população fazem com que as pessoas terminem não tendo outra opção a não ser a rua. “Salvador encontra uma carência muito grande no sentido de políticas públicas. As que existem atualmente não conseguem atender a demanda e estão muito aquém do que elas devem ser”, explica o Coordenador do Grupo de Trabalho para População em Situação de Rua (GT Pop Rua), Adauto Oliveira. (Entrevistado em: 2 de abril de 2011)

Segundo dados da SETAD (Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão) estima-se que quase quatro mil pessoas residem em ruas e avenidas da cidade. Desta forma não é difícil para qualquer cidadão encontrar pessoas vivendo embaixo de viadutos, de marquises, esquinas e becos de qualquer bairro.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: