O Porque da Grande Reportagem

A Grande Reportagem na TV é um formato que vem sendo bastante usado. Nos últimos tempos, se tornou o “carro-chefe” de vários programas na TV aberta, como “Conexão Repórter” exibido toda quinta-feira às 21h15 no SBT, “A Liga”, todas às terças-feiras às 22h pela Bandeirantes, “Profissão Repórter” que passa às terças-feiras às 23h15 na TV Globo, entre outros. O programa televisivo pioneiro a usar a grande reportagem como formato para as matérias foi o Globo Repórter, que foi ao ar no dia 3 de abril de 1973, às 23h. O programa se destinava a analisar com mais profundidade os principais acontecimentos jornalísticos nacionais e internacionais do mês, que, por uma questão de tempo, não podiam ser detalhados nos telejornais. (www.globo.com/globoreporter)

O formato traz características peculiares, e entre elas a se não mais importante é o aprofundamento do tema abordado de forma que a discussão sobre o assunto se esgote no desenvolvimento da grande reportagem. “O fio condutor da grande reportagem deve permitir abordar o maior número possível de aspectos da situação ou do fenômeno do qual se quer dar conta” (JASPERS, 1998, p.169)

Para que isto acontecer, a contextualização do tema é imprescindível para a construção de uma boa grande reportagem. O trabalho pode partir de um assunto factual, mas é necessário que o repórter busque todos os vieses que estão ao redor daquele fato, a fim de esgotar todos os assuntos que o envolvam. A contextualização do tema é que vai criar a grande reportagem, caso contrário seria apenas noticiar o fato, característica da notícia comum televisiva.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: